quarta-feira, 10 de março de 2010

"só MAIS UM gole"

Carlos começou a beber aõs 11 anos. Ele e seus amigos costumavam brincar no imitando personagens de filmes.Os personagens nºao eram reais, mas as bebida que carlos e seus amigostomavam era bem real.
Antônio tinha 40 anos quando começou a aumentar aos poucos de uma ou duas doses de bebida à noite para cinco oiseis. Com o tempo, ele perdeu a conta de quanto bebia durante o dia.
Carlos procurou ajuda para o seu problema com a bebida. Antônio rejeitou a ajuda sincera que a sua familia e seus amigos ofereceram. Carlos está vivo hoje para conta a sua história; Antônio morreu alguns anos atrás num acidente de carro depois de ter bebido demais.
Mesmo quando alguem bebe em excesso sozinho, isso acaba afetando a vida de outras pessoas, em geral com consequências trágicas. O uso exagerado de bebida está muitas vezes relacionado a abuso fisico e verbal, agressão e assassinato, acidentes de carro ou no local de trabalho e uma série de problemas de saúde. Beber demias custa à sociedade bilhões de dólares por ano, além do impacto emocional que causa nas pessoas, famílias e filhos.
Ainda assim, "nem toda a pessoa que bebe regularmente tem problema com a bebida", dizem os Institutos Nacionais de saúde, dos EUA, "e nem todos que têm probelmas com a bebida bebem todos os dias". Muitas pessoas que não são alcoólicas desenvolveram, sem perceber, o hábito de beber demais. Outras bebem só ocasionalmente, mas tomam mais de cinco doses à vez.

Se você decidir decidir tomar uma bebida alcoólica, conhece o sei limite? Sabe quando e demiado? Como é que pode saber quando nao tomar "so MAIS UM gole"?
Todos temos escolha e a essa escolha parte de cada um. Não se vicie, aprenda a não depender e lute contra isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário